terça-feira, 3 de agosto de 2010

Depilação a Laser! (Epilação)


Já pensou sumir com os pêlos de uma única vez, sem aquele torturante puxão com cera? Acredite! Com laser você realiza esse sonho já no próximo verão
Para a brasileira ter pernas lisinhas, axilas perfeitamente depiladas e virilha pronta pra qualquer tamanho de biquíni faz parte de seus cuidados pessoais básicos. Como escovar os dentes. Somos tão rigorosas nessa área que até nos acostumamos com a dor. Mesmo assim, qual é a mulher que não gostaria de ficar livre dos pêlos para sempre? O bom é que há como transformar esse desejo em realidade. Basta se submeter à depilação a laser.

Efeito poderoso

A técnica funciona assim: uma fonte de energia gera e emite um comprimento de luz que, graças a sua alta afinidade com a melanina presente na epiderme, é facilmente atraída pelo pêlo, transformando-se em energia térmica. Ela percorre o fio, esquentando-o, até queimar o folículo. O método a laser é indicado para pessoas com peles claras e pêlos escuros e grossos. Segundo Ygor Mourão, especialista em medicina estética da Clínica Espaço Laser (SP), há três opções de laser:
  • Alexandrite (Gentlelase). Seu comprimento de onda é de 755 nm (nanômetros), ótimo para atração da melanina. Antes da emissão da luz, o equipamento libera uma descarga de gás criogênico, que refrigera a pele, promovendo efeito anestésico. "Esse resfriamento faz com haja menos dor", diz Ygor.
  • Diodo (LightSheer e Soprano). O comprimento de onda é de 810 nm, que atrai a melanina. Normalmente o aparelho dispõe de uma ponteira gelada de safira que protege a pele.
  • Nd Yag Pulso Longo (Gentle Yag, VersaPulse e Smartpeel). Com um comprimento de onda de 1.064 nm, este laser funciona muito bem para tratamento de vasinhos, pois sua atração com a melanina não é tão grande.

A época certa

É importante salientar que o método é contra-indicado para grávidas, pessoas que estão fazendo tratamento com ácidos ou tomando isotretinoína (contra acne), peles bronzeadas, morenas e negras. "Um profissional consciente não aplica o laser em uma pele escura, pois o risco de manchas hipocrômicas (brancas) é enorme", diz Patrícia Rittes, dermatologista (SP). Portanto, comece a fazer sua depilação antes do verão.

"Quem deseja passar as férias de janeiro na praia, deve fazer uma sessão em novembro, outra em dezembro e só dar continuidade ao tratamento em março, quando estiver mais branquinha. Mesmo porque antes da depilação você deve ficar um mês sem tomar sol", explica a médica. Em geral o laser acaba de vez com os pêlos em até cinco sessões, com intervalos de 30 a 45 dias, mas os resultados são percebidos na primeira aplicação. "Temos três fases de crescimento do pêlo e só em uma delas o laser consegue atingir o folículo. Mas ainda assim, dependendo do tipo utilizado, é possível eliminar até 99% dos pêlos médios e grossos. O que sobra é penugem", diz Ygor Moura. Atenção: alterações hormonais podem estimular o crescimento do pêlo ou dar origem a outros, como nos casos de hirsutismo, ovários policísticos e puberdade. "Assim, há necessidade de acompanhamento ginecológico ou endrocrinológico para tratamento clínico", diz Patrícia Rittes.

Alta sensibilidade

Nem imagine que o processo é indolor, infelizmente não é. Mas para quem passa pela tortura da cera até que é fichinha. Quem fez garante que o investimento vale a pena. "A depilação a laser é realmente muito prática e rápida. Demorei em aderir, por medo, mas não sei como perdi tanto tempo", atesta Ellen Rocche, atriz e paciente da Clínica Espaço Laser (SP). Na prática, a aplicação causa, digamos, certo desconforto. "A paciente pode sentir uma sensação de ardor, como se tivesse levado uma picada de inseto", explica Patrícia Rittes. "Agora, há um equipamento dinamarquês, chamado Zimmer, que solta um jato de gelo que deixa o local anestesiado", revela a médica, entusiasmada. Outra sensação estranha pode ser o odor. Para evitá-lo, raspe os pêlos três dias antes, assim eles terão a medida certa para a aplicação do laser. Depois da sessão:
  • É preciso evitar sol no local, pelo menos por três dias.
  • Dispensar roupas apertadas.
  • A região tratada pode ficar avermelhada e sensível. E pequenas crostas às vezes aparecem, mas elas se soltam sem você precisar esfregar.
  • Quando alguns pêlos começarem a crescer, não se desespere. Você notará bastante falhas (já que a maior parte dos folículos foi eliminada). Será necessário se submeter a outra sessão de laser para exterminar os pêlos persistentes e esse processo deve se repetir mais uma vez. Em geral, são necessárias três aplicações para vencer o inimigo.
Fique atenta
A depilação a laser deve ser feita sempre por um médico experiente para evitar frustrações com os resultados ou até mesmo manchas e queimaduras. "Todo laser pode queimar a pele. É preciso ter o máximo de segurança", diz Ygor Moura. Da mesma opinião é Marilis Fávaro Lamelas, dermatologista da Clínica Sani Corpus (SP). "Se a pele estiver bronzeada ou se energias altas forem utilizadas nas morenas, com certeza teremos manchas e queimaduras". A médica avisa que, ao contrário do que se imagina, não há perigo em optar pelo laser para depilar o buço. "Não existe nenhuma restrição nessa região. O que ocorre é que esses pêlos são mais finos, diminuindo a eficácia do tratamento", explica. Você se animou? Tome coragem, inclusive financeira, porque, apesar de maravilhoso, o procedimento ainda é caro.
Luz no fim do túnel
Outra forma de depilação é com o uso de aparelhos que emitem Luz Intensa Pulsada (StarLux, Quantum, Epilight e Nova Light). Ela também destrói o folículo, porém de forma gradual, pois emite amplo comprimento de onda, controlado por filtros.
  • Vantagens: o método é mais suave e pode ser indicado para todos os tipos de pele, inclusive morenas e negras, e é praticamente indolor.
  • Desvantagens: necessita de um maior número de sessões (no mínimo 10). O preço da sessão varia de R$ 500 a R$ 2.000, dependendo da área a ser tratada.

42 comentários:

Profª. Vânia Almeida on 3 de agosto de 2010 08:08 disse...

Você falou sobre laser em peles morenas e negras. Fuia uma clinica em que uma moça de pele negra fez e realmente ficou meio feio...e ela continua fazendo as sessões, mas é como vc disse:Um profissional consciente não aplica o laser em uma pele escura!!

abraços

GIL on 4 de agosto de 2010 13:26 disse...

Obrigada pela sua visita no blog e me seguir......volte sempre.....bjks...Gil

Ana Flávia Oliveira on 11 de agosto de 2010 18:55 disse...

Olá Vania!
Veja bem, hoje já existem aparelhos de laseres que são capazes de eliminar também os pëlos em pele escura. O caso da moça que vocë conheceu deve ser averiguado pelo médico responsável por seu tratameno de forma cuidadosa. Como o laser atua na melanina (pigmento que dá cor a pele, cabelos...) ele pode ser dispersado na pele, com isso, serão necessárias mais sessões para que a epilação seja completada e por esse motivo também os aspecto as vezes fica "meio feio" como vocë disse. Portanto, o que eu quiz dizer é que o profissional deve ser mais cauteloso nos parametros do aparelho ao aplicar o laser em uma pele mais pigmentada. Espero que a moça alcançe os resultados esperados. Por que, sinceramente, acho a depilação a laser é um dos melhores investimentos que uma mulher moderna pode fazer!
Bejinho e obrigada pelo comentário!

Ana Flávia Oliveira on 11 de agosto de 2010 18:56 disse...

GIL,
Eu é que agradeço!
Seu blog é um achado! Recomendo!
Bjs

Anônimo disse...

afinal Dra qual é o melhor laser?
Bjos

Ana Flávia Oliveira on 24 de outubro de 2010 12:07 disse...

" afinal Dra qual é o melhor laser?"

Bom, essa pergunta será respondida conforme uma avaliação cuidadosa do profissional que aplicará o laser. É um tanto subjetivo e também depende da disponibilidade do aparelho nas clínicas, pois se trata de aparelhos muito caros e nem todos os consultórios tem vários laseres para escolha.
Também torna-se impressindível a avaliação da cor da pele, diâmetro e pigmentação do pêlo, parâmetros hormonais, sensibilidade à dor e área a ser tratada.
Como na clínica temos os dois tipos de laser, o de diodo e o luz intensa pulsada fica fácil escolher. Além desses, utilizamos em última alternativa a eletrolise, que faz epilação de pêlos com ausência de melanina (embranquecidos) e pêlos muito finos, onde a amplitude da luz não consegue alcançar.
Para tanto, cabe somente ao profissional que irá tratá-la escolher o melhor tipo de laser, segundo os ítens supracitados.
Em mim eu preferi fazer com o luz pulsada, porque achei menos "dolorido", mas isso depende de cada um.
Com atenção,
Dra Ana Flávia Oliveira

Anônimo disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber se me poderia ajudar numa questão que tenho. Faço depilação por Luz pulsada e fiquei com umas 5 queimaduras que são recentes, gostaria de saber o que posso fazer para trata-las de forma a não ficar com a marca.
Não sinto dor nem qualquer tipo de ardor. Começaram por serem vermelhas, como se fosse um escaldão, e agora começam a mudar de cor, ficando meio roxas a virar para o acastanhado, mais parecem hematomas. Coloco de manhã e à noite o creme específico para quem faz este tipo de depilação para reequilibrar a pele e uma vez que tenho estas queimaduras, também ponho um gel de aloe vera, comprado num estabelecimento de produtos naturais.
Há algo mais que possa fazer para evitar ficar com a marca do cristal da Luz pulsada?
Agradeço desde já a sua atenção.

Mél

Ana Flávia Oliveira on 28 de novembro de 2010 19:33 disse...

Mél,
Meu melhor conselho...
"Procure o mais rápido possível o profissional que lhe atendeu. Ele é responsável por seu tratamento e ninguém melhor que ele para lhe ajudar."
Não posso recomendar nenhum medicamento para você.
Mas, já adianto... FIQUE LONGE DO SOL, use protetor solar a cada 2h, essas marcas podem se agravar pelos raios UV;
Suspenda as aplicações de epilação;
Não faça peelings ou outros métodos despigmentantes até que seu médico a libere para os procedimentos;
Suspenda o uso de cremes até que seu médico a avalie e decida a melhor opção terapêutica para o seu caso, tudo bem?

Com atenção,
Ana Flávia.

Loja de informática on 27 de abril de 2011 10:07 disse...

Olá Ana, tudo bem?
Procurando por depilação a laser/ luz pulsada, encontrei teu site. Muito bom por sinal. A dias já que venho lendo alguns artigos e hoje resolvi te escrever!
Tenho grande produção de pêlos no rosto, devido a ter a sindrome dos ovários policísticos. Já falei com alguns profissionais pra começar um tratamento mas o estranho é q cada um deu uma opinião e diagnóstico diferente um do outro... Por isso, até hoje não fiz! Estou até procurando esses aparelhos para poder fazer em casa, mas um da Philips por exemplo diz não ser adequado para a região do rosto... Porque? Não consegui entender o porquê de em algumas regiões do corpo dar e outras não.. será o comprimento da onda? Bom, pena ainda não ter achadoo algum profissional aqui perto da minha cidade, Porto Alegre/ RS, que tenha algum site assim como o teu.Obrigada!!

Att,

Michelle Latorres
michelle@eglobe.com.br

Anônimo disse...

gostaria de saber por que quem toma roacutan não pode fazer a depilação a laser,pois fui preencher o formulário e a medica disse que não poderia fazer devido ao tratamento,apenas seis meses após o termino?Patrícia

Anônimo disse...

Boa tarde,
Fiz a minha primeira sessão a laser para retirar o buço e senti uma dor forte nos dois dentes da frente. Haverá algum problema para os dentes?

leila disse...

Bom dia

Tomo o medicamento roacutan a 8 meses e ainda terei que tomar por mais dois, porem comprei um pacote de depilação a laser,e logo após descobri que é contraindicado a depilação em quem toma este medicamentom gostaria de saber o porque???/
Aguardo orientações.

Ana Flávia Oliveira on 3 de julho de 2011 17:08 disse...

Olá Leila,
Sim está contra indicado!
O tratamento laser deve ser aplicado, em regra geral, em peles sãs que não tenham sido agredidas recentemente, por isso está contra-indicado para peles que tenham sido submetidas a peelings químicos, ácidos glicólicos, retinóico, resurfacing com laser de erbio ou de CO2 nos últimos 6 meses. Também está contra-indicado para pessoas que estejam tomando isotretinoína (Roacutan®, Tigason®, Neotigason®), ou algum tipo de medicamento fotosensibilizante (que reaja com a luz), assim como neoplasias malignas, insuficiência renal, portadores de marcapassos ou outros dispositivos que possam apresentar alterações devido a alterações do campo eletro- magnético. Portadores de Lúpus, pessoas com fotossensibilidade ou problemas de cicatrização, bem como peles com feridas, acnes ativa, psoríases ativa ou inflamada também não devem ser tratadas com laser. Por último, se a área a depilar foi tratada com pinças ou cera não se deve aplicar o laser, já que não há pelo que transmita energia, o qual estaria contra-indicado, mas não por razões médicas senão por razões de efetividade.

Anônimo disse...

Olá Ana!

Fiz a terceira sessão de depilação ligth sheer na perna e ficaram manchas roxas e um ardor fora da normalidade. O que faço? Estou desesperada!
Obrigada!

Ana Flávia Oliveira on 22 de julho de 2011 16:59 disse...

Olá!
Procure rapidamente o seu dermatologista ou o profissional que realizou o procedimento. Sem ver, não posso lhe esclarecer nada. Sugiro que não fique sem protetor solar. Os raios ultra violetas tem "atração" por áreas hiperpigmentadas, por isso, sua pele pode manchar. Repita a aplicação a cada 3h. Fique calma e em caso de dor, você pode colocar compressas de gelo, por um tempo médio de 20'.
Um abraço e espero que tudo ocorra bem.

Bea disse...

Boa noite Doutora, sou Fisioterapeuta Dermato- Funcional, estou gravida e gostaria de esclarecer uma duvida: eu posso manusear o aparelho de Luz Intensa Pulsada, aplicar nas minhas pacientes? Quais os riscos? Obrigada

Anônimo disse...

Olá.

Já estou procurando por este procedimento de depilação, porém preciso de uma clinica de confiança.
Tem alguma para indicar, sou de SP.
Email: indy_vm_@hotmail.com

Grata, desde já!

Thaís Bueno on 23 de janeiro de 2012 16:29 disse...

Ola Dr.a !

Gostaria de saber sua opnião sobre:
Tomei Roacutan durante 8 meses há 1 ano.
Estou fazendo a depilaçao a laser e gostando dos resultados.
Ja "terminei" virilha e axila, mas estou indo para a segunda de canela.
Porém será necessário o reingresso do Roacutan, acredito que por uns dois ou três meses.
Qual eu deveria parar? Ou nesse caso, até o
Roacutan, verdadeiramente sensibilizar a pele, posso continuar?
obrigada

Anônimo disse...

Dra., gostaria de saber se é proibido a depilação por luz pulsada intensa por pessoas que não são médicas, e só tem curso de estática ou só tem curso de depilação?

Na minha região tem muitas pessoas que fazem e não tem formação na area da saúde, isso pode?

Obrigada.

Anônimo disse...

Gostria de saber se posso iniciar o tratamento com o roacutan, fazendo sessões de laser...

Ana Flávia Oliveira Leal on 28 de março de 2012 20:27 disse...

Favor ler a resposta um pouco mais acima. Está mais didática.
De maneira alguma deve-se associar laser com isotretinoína oral (roacutan), ok?

Anônimo disse...

Bom dia...
Tenho 52, pele morena clara e muitos pelos no finos rosto o quem me causa muita tristeza na hora de usar maquiagem e até constrangimentos. Gostaria de saber se o uso dessa luz pulsada é indicada e qual a porcentagem de sucesso na eleimação dos pelos. Abraços e parabéns pela coluna!

Anônimo disse...

Quem fez tratamento com isotretinoina nao pode fazer alisamento de cabelo com
Laser?
Ana Miranda

dayane on 15 de maio de 2012 13:16 disse...

Olá, eu estava querendo cobrar um aparelho depilcacao luz pulsada.. Para usar em casa andei pesquisando e vi um chamado ipl 8000 e ipl pro da marca Rio , vc já ouviu falar??mas nao sei se pode fazer no buço ... Qual vc me indica ???
Dayane

Ana Flávia Oliveira Leal on 15 de maio de 2012 15:25 disse...

Olá Ana Miranda, boa noite! Sou o mais sincera possível com vcs. E eu nunca ouvi relatos de alisamento capilar com laser. Por isso, não sei te responder. Sinto muito.

Ana Flávia Oliveira Leal on 15 de maio de 2012 15:28 disse...

RESPONDENDO...
Bom dia...
Tenho 52, pele morena clara e muitos pelos no finos rosto o quem me causa muita tristeza na hora de usar maquiagem e até constrangimentos. Gostaria de saber se o uso dessa luz pulsada é indicada e qual a porcentagem de sucesso na eleimação dos pelos. Abraços e parabéns pela coluna!

COM CERTEZA TANTO O LUZ PULSADA COMO O LIGHT SHEER VÃO LHE AJUDAR. CERCA DE 85% DOS PELOS SÃO ELIMINADOS. EU USO ATUALMENTE SÓ O LIGHT SHEER E EU AMO OS RESULTADOS. NÃO HÁ PORQUE VC SOFRER. A SOLUÇÃO JÁ EXISTE! FAÇA SUAS SESSÕES COM PROFISSIONAL QUALIFICADO, LIBERTE-SE DOS PELOS INDESEJÁVEIS E SEJA FELIZ!!!

Patrícia Castro on 10 de junho de 2012 00:17 disse...

Olá. comecei a fazer depilação a laser soprano e tenho algumas dúvidas.
Prejudica os dentes? Estou sentindo minha gengiva dolorida.
Estou fazendo a area do rosto e tenho medo de não ter resultados nos pelos mais finos, a pessoa q fez usou o modo pontual.
Abraço.

Ana Flávia Oliveira on 10 de junho de 2012 04:59 disse...

Olá Patrícia Castro,
Eu faço o meu buço e costumo colocar p/ proteger os meus dentes gazes. Faço um bolinho e coloco. rs* Protege bem.
E sinceramente não sei quase nada do Soprano. Cof Cof! Preciso ser sincera com vcs, certo?
Outra coisa... Como os pelos são mais fininhos serão necessárias em média 11 sessões. Isso p/ o meu caso. Lembrando que qto mais clara a pele e mais escurecido o pelo menos sessões a pcte necessitará.

Ana Flávia Oliveira on 10 de junho de 2012 05:07 disse...

Engraçado como a gente muda... rsrs
Em 2010 eu preferia o luz pulsada. Hoje eu não troco o light sheer por nada. rs

Anônimo disse...

Qual o valor da depilação na virilha?

Anônimo disse...

meu nome é Michele e gostaria de saber se posso fazer tratamento de fotodepilacao e tratamento de celulite com LEORT e qual o intervalo ?

Obrigada,

Anônimo disse...

Fiz IPL á tres meses fiz apenas uma sessao nas costas e apartir daí a minha vida numca mais foi a mesma.Já tive dores que nem a camisa podia encostar a pele.Actualmente não tenho dor mas sinto un ardor que nao pára(constante).A pele ficou diferente e bastante seca.Não aconselho a ninguem.Bastaram 30 minutos para me darem cabo da pele.Mesmo com camisa não suporto o sol.Alguem já passou por o mesmo??Aceito concelhos e solucoes.Obrigado

Anônimo disse...

Olá Ana, boa noite!
Fiz 5 sessões de um tratamento a laser para estrias na região das costas,porém, na última sessão, a minha pele sofreu queimaduras e ficou manchada desde então. Já faz um mês aproximadamente, e a clínica simplesmente ofereceu um tratamento a base de um ácido para retirada das manchas. Já estou indo para a terceira sessão de aplicação do ácido, mas não tenho reparado qualquer avanço significativo. Gostaria de saber se o tratamento sugerido pela clínica realmente é pertinente para o problema, e se essas manchas demoram muito a sair. Por favor, me ajude!

Anônimo disse...

Estou tomando Roacutan, dois comprimidos por dia. Nã sabia q não podia associar a depilação a laser e comecei a fazer. Estou indo para a segunda sessão. Li a mensagem aciima que não tem problemas médicos e sim problemas de eficiencia na depilação. Já q comecei vou terminar os dois tratamentos, roacutam +laser. Coro algum risco?

Anônimo disse...

Eu também fiz depilação a laser tomando o roacutan. Não tive problema algum e o resultado foi ótimo. A pele ficava um pouco vermelha após a sessão, mas passava logo. Nem ficava com as famosas casquinhas.

Sofia Moura on 23 de janeiro de 2013 08:24 disse...

Tenho aparelho dentário fixo, posso fazer sessão de laser ou luz pulsada no buço? Será que vou apanhar um choque eletrico?

Anônimo disse...

Gostaria de saber quais os efeitos do tratamento feito com starlux. Obrigada.

Anônimo disse...

ola, Ana Flávia Oliveira.

Queria saber quanto é o leser, já estou cansada de sentir dor com depilação com sera.
voce tem algum para me indicar moro em recife, boa viagem ?

bj

Anônimo disse...

Exceptional post however , I was wanting to know if you could write a
litte more on this subject? I'd be very thankful if you could elaborate a little bit further. Appreciate it!

My blog post - acoustic guitar chords for beginners

Anônimo disse...

Eu sou Ana Cíntia, tenho 25 anos e desejo fazer depilação com luz pulsada, mas estou tomando remédio controlado. Me falaram que não posso porqwue pode ocorrer queimação da pele. Isso é Verdade? Como não tenho Internet estou usando o computador do meu amigo.

Mary on 16 de dezembro de 2013 23:12 disse...

Olá Ana,

muito interessante, muito obrigada por compartilhar. Eu estou fazendo um blog sobre depilação a laser e sua explicação ajudou.

muito obrigada.

Anônimo disse...

Olá Ana! Procurando sobre reações pós depilação a laser, encontrei seu site. Já fiz umas 10 sessões com LightSheer no buço e axilas eu estou muito satisfeita com o resultado. Porém, resolvi investir na área do braço e algo estranho aconteceu. Fiz apenas uma sessão e fiquei com manchas esbranquiçadas após as crostas saírem. Já fazem 2 meses desde o procedimento e continuo com essas manchas claras. Isso é reversível? Há algum tipo de tratamento para a pele voltar a ter a pigmentação normal?

Pollyanna

Postar um comentário

Aqui comenta quem tem a pele linda e vive de bem com a vida!

Seguidores

Total de visualizações de página

Contato

Contato
anaflaviaoliveira@gmail.com Twitter: anaflaviamed
 

BLOG da Ana Flávia Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada